O uso de bota corrige o pé chato?

Saiba o que é verdade e o que é mito

pe plano

Todos sabem o que é o pé chato, conhecem ou já conheceram alguém que apresente esse quadro.

O que poucos sabem, é que o uso da tão famosa “bota ortopédica”, bem como medidas como “andar na areia” e “enrolar toalhas com os pés”, não estão indicadas no tratamento do quadro. Muitas pessoas (eu inclusive, rsrsrs) ao lerem esse post, vão descobrir que usaram aquele calçado horrível sem necessidade. Ao longo do post vamos explicar os motivos…

O nome correto do “pé chato” é Pé Plano. Ele é definido pela diminuição ou ausência do arco plantar (curvinha que temos na face interna do pé).

Pe plano Vs Pe normal
Pé normal Vs Pé Plano

Todas as crianças nascem com os pés planos, e os pés se mantém planos até os 2 anos de idade. Ao longo do desenvolvimento, o arco plantar é formado. Normalmente, aos 5 anos de idade o arco está formado. Em algumas situações, existe um atraso na formação do arco. Aí é que começa a confusão… Alguém indica o uso da bota, e a criança que já ia formar o arco normalmente, acaba formando o arco “por causa” da bota. Entenderam? A bota leva os créditos por uma melhora que iria acontecer, independente de qualquer tratamento.

É recomendável uma avaliação ortopédica para todas as crianças que não possuem o arco plantar formado aos 5 anos de idade. Essa consulta vai servir para definir se o pé plano está relacionado com alguma deformidade óssea importante ou com alguma outra patologia. Na imensa maioria dos casos, como já foi dito anteriormente, não será necessário nenhum tipo de tratamento específico.

Palmilha para elevação do arco plantar
Palmilha para elevação do arco plantar

Nos casos em que o pé plano persiste até a adolescência e a vida adulta, devemos observar os sintomas. Caso o paciente não apresente nenhum tipo de sintoma, nenhum tratamento está indicado. No caso de sintomas dolorosos (geralmente no tornozelo), está indicado o uso de palmilha de elevação do arco plantar para melhora dos sintomas. Importante salientar que a palmilha não corrige o pé plano, apenas promove melhora dos sintomas.

Gostou da informação? Então compartilhe em suas redes sociais!

Dr. Daniel RosaCréditos:

Dr. Daniel Rosa – Ortopedista e Especialista em Joelho e Medicina do Esporte RJ

Site Dr. Daniel Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA