Operei o joelho! Quando posso treinar?

Saiba quando ocorre o retorno às atividades, após uma cirurgia

cirurgia do joelho

Uma das principais preocupações quando se realiza uma cirurgia no joelho, é o tempo de afastamento das atividades físicas. As características da lesão e a técnica empregada na cirurgia, irão nortear o tempo de recuperação e inatividade do paciente. Outra variante nessa equação, é a modalidade desportiva praticada pelo paciente. Dependendo do esporte praticado, o tempo de afastamento pode ser muito diferente.

Vamos, neste post, relacionar os principais procedimentos realizados no joelho, com seus respectivos tempos de afastamento do exercício:

Lesão de menisco – Tratamento: Meniscectomia parcial

Nas lesões meniscais, quando empregada a técnica de meniscectomia parcial, o paciente retorna as atividades físicas, em média, após 3 semanas.

Lesão de menisco – Tratamento: Sutura meniscal

Quando a técnica utilizada é a sutura, o paciente volta à prática desportiva plena, geralmente, em 2 a 3 meses.

Lesão do ligamento cruzado anterior – Tratamento: Reconstrução ligamentar

Nos casos de reconstrução do LCA, o retorno vai depender da modalidade desportiva pretendida pelo paciente. Após 4 semanas de pós-operatório, o paciente já inicia treino na bicicleta estacionária. Aproximadamente 8 semanas após a cirurgia, liberamos a prática de musculação. O retorno às atividades que demandem esforço rotacional no joelho, só acontece após 6 meses da cirurgia.

Fraturas no joelho – Tratamento: Osteossíntese 

As fraturas ao nível do joelho podem acometer o fêmur, a tíbia ou a patela. Existem pequenas diferenças entre o tempo de recuperação e a complexidade no tratamento de cada uma delas. Porém, de uma maneira geral, após uma fratura no joelho, o paciente permanece afastado das atividades físicas por, no mínimo, 4 meses.

Artrose no joelho – Tratamento: Prótese Total de Joelho

Acometendo uma população já próximo ou acima dos 60 anos de idade, a artrose é causa frequente de abandono das atividades físicas. Nos casos graves, a solução é a colocação de uma prótese. Após a realização da cirurgia o paciente fica totalmente afastado das atividades físicas, por um período médio de 4 meses. Após este período, o paciente pode reiniciar, gradativamente, atividades físicas leves. Nos casos de prótese de joelho, não é recomendável a realização de atividades que gerem grande impacto e sobrecarga no joelho.

Gostou da informação? Então compartilhe!

Dr. Daniel RosaCréditos: Dr. Daniel Rosa – Ortopedista e Especialista em Joelho RJ

Site Dr. Daniel Rosa

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal, eu operei o joelho a 15 dias LCA e Menisco, qual o tempo pra eu estar apto para andar? Todas vez que eu vou ao banheiro de muleca sem encostar o pé no chão, doi muito parece que o peso do pé faz doer, isso é normal?

    • Olá José! É muito difícil precisar o que é “normal”, sem ter todos os dados. Não sabendo exatamente a técnica utilizada, não é possível emitirmos opinião em relação ao protocolo PO. A melhor opção é buscar a informação e tirar suas dúvidas com a equipe que realizou a operação. um grande abraço e boa recuperação!

DEIXE UMA RESPOSTA